É difícil não gostar de um dia ensolarado. Praticar um esporte, reencontrar amigos, começar uma nova leitura ou conhecer destinos turísticos diferentes. Sob o céu azul, qualquer atividade se torna mais prazerosa. A luz do sol está diretamente ligada à nossa saúde, produtividade e humor. Em tempos de isolamento social, onde passamos dias mais reclusos em casa, vale a pena abrir as janelas e deixar a iluminação natural entrar junto com todos os seus benefícios.
Nós, da Safety Film, preparamos este post explicando a melhor maneira de aproveitar as vantagens da iluminação natural. Se interessou? Confira, a seguir, nossa lista.
Iluminação natural x saúde
Emocional
A iluminação natural está diretamente ligada a nossa saúde emocional. Você já ouviu falar no hormônio do bem-estar? É assim que é conhecida a “serotonina”, que regula o humor, sono, apetite, sensibilidade e funções cognitivas. Quando encontrado em baixa concentração, o hormônio pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade, irritabilidade e até mesmo depressão.
Um jeito simples de elevar o nível de serotonina no corpo é acrescentar uns minutinhos de sol a sua rotina. Aos poucos, a concentração de serotonina aumenta naturalmente. Isso se deve ao fato do sol repor nossa vitamina D, a fonte principal de liberação do hormônio.
Física
Os benefícios da vitamina D, contudo, não estão associados ao nosso bem-estar emocional apenas. A vitamina é responsável pela saúde dos ossos e atua regulando sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina. Por evitarem exposição solar, as pessoas que passam muito tempo em lugares fechados, sob iluminação artificial, apresentam uma séria carência dessa vitamina.
Iluminação natural x produtividade
Você já ouviu alguém reclamar de dor de cabeça porque estudou demais? Nossa primeira reação é relacionar as dores ao longo tempo de estudo. Mas, geralmente, o problema tem mais a ver com a iluminação do que com as horas de aprendizado. Manter uma rotina de estudo em ambientes mal iluminados é muito difícil. A iluminação inadequada afeta nossa visão e causa ardência nos olhos e lacrimejamento excessivo. Além disso, nosso cérebro associa a iluminação baixa com momentos de descanso. O estudante se sente indisposto e precisa de muito mais esforço para não se distrair.
Um espaço com a iluminação certa, por outro lado, aumenta a produtividade. Quer uma dica para melhorar seu desempenho no dia do home office ou home scholling? Aproxime sua escrivaninha à janela: a luz solar nos deixa mais otimistas – e isso reflete um rendimento maior. Especialistas recomendam que atividades como essas, que exigem o mínimo de concentração, devem ser realizadas em ambientes onde a iluminação artificial simule, ao máximo, a luz natural. Isso porque, a iluminação ideal precisa ser uniforme como a luminosidade do dia, que não ofusca e não gera sombras.
Atenção aos excessos:
Passar muitas horas sob o sol, no entanto, pode ser prejudicial a saúde. Presente na iluminação solar, a radiação ultravioleta se divide, de acordo com seu comprimento, em UVA, UVB E UV-C. Catarata, Melasma, Acne, Queratose. São muitos os danos provocados pela radiação e as alterações no sistema imunológico.
Todo mundo conhece alguém que, depois de um dia inteiro na praia sem fotoproteção, voltou para casa com uma mancha vermelha de sol que ardia e coçava. Pois é. Os raios do tipo UVB são responsáveis por essas queimaduras. Já a radiação do tipo uva, atinge as camadas mais profundas da pele, danificando as fibras de colágeno e elastina, o que causa o envelhecimento precoce.
Outro dano causado por essa incidência nociva, é o favorecimento dos casos de câncer de pele. Quanto mais tempo de exposição prolongada ao sol, principalmente na infância e adolescência, maior a possibilidade de desenvolver a doença já que os malefícios dos raios UVA e UVB às células da pele são cumulativos.
E não é só em ambientes ao ar livre que você precisa se preocupar. Essa radiação pode nos atingir no conforto do nosso lar, durante nossas viagens de carro e, até mesmo, nos lugares que trabalhamos. Quando a luz do sol incide sobre as janelas, o vidro permite a passagem da luz, calor e radiação.
Agora a dúvida bateu: há uma forma de aproveitar os benefícios da luz do sol sem correr o risco de uma superexposição nociva? Além do uso de protetor solar, há outra maneira de redobrar os cuidados?
Películas de controle solar: solução
Sim. Para deixar a luz do sol entrar em sua casa com segurança, você pode apostar nas nossas películas de controle térmico. Por causa da sua composição, as películas de proteção absorvem os raios solares bloqueando os efeitos nocivos do sol. Aplicando esse modelo que impede a radiação, é possível se proteger sem que a claridade do ambiente e a transparência dos vidros sejam afetadas. Pensando no que você precisa, a Safety Film propõe unir bem-estar e proteção.
Com as nossas películas, que repelem até 99% dos raios prejudiciais, você, de quebra, é beneficiado com uma temperatura mais agradável – já que 97% dos raios infravermelhos, responsáveis “por aquele calorão”, são repelidos. Você também pode contar com essas películas para reduzir o custo com ar-condicionado, preservar sua mobília de desgaste e manter a qualidade dos seus estofados.
E aí? Está esperando o que agora que já sabe como tornar sua casa mais luminosa sem abrir mão da sua proteção? Adquira, hoje, a sua solução em películas de vidro e alcance os resultados que você deseja. A Safety Film é uma empresa especializada na aplicação de películas de vidro e outros materiais similares, em qualquer ambiente interno ou externo. Há 30 anos no mercado, fazemos da satisfação dos nossos clientes a nossa meta.
Fale conosco aqui: (21) 2501-8012
Torne-se nosso seguidor. Confira nossas redes sociais:
Matérias Relacionadas